Pular para o conteúdo principal

Criando e Sincronizando Modelo Entidade-Relacionamento com MySQL Workbench

Olá Pessoal, tudo bem?

Hoje vou mostrar duas funcionalidades muito interessantes do MySQL Workbench. Pra quem não sabe, o MySQL Workbench é uma ferramenta gratuita de criação, design, modelagem, além de outras funcionalidades de gerenciamento de bancos MySQL. É uma ferramenta muito completa, a minha preferida para trabalhar com banco de dados MySQL. Vamos lá!

- Baixe e instale o Workbench. Para fazer o download clique aqui

CRIANDO BANCO DE DADOS

- Depois de instalado vá em CREATE NEW EER MODEL


- Você poderá alterar o nome do banco de dados, clicando duas vezes no nome do banco, como na imagem abaixo. No meu caso dei o nome de "meu_banco":


- Adicionando tabelas ao seu banco de dados. Veja na imagem abaixo:


- Criei o nome de minha tabela "tbl_usuarios", criando os campos ID (INT, NOT NULL, e AUTO INCREMENTO), NOME, EMAIL, USUARIO, SENHA e DATA_CRIACAO. Você criará o seu banco de acordo a sua necessidade. O MySQL Workbench vai te fornecer suporte para isso. Veja na imagem abaixo:



- Depois de criadas as tabelas do banco, você poderá criar o modelo/diagrama entidade relacionamento. Para isso vá em ADD DIAGRAM. 


- Em meu diagrama, relacionei 2 tabelas que criei. A tabela TBL_TIPOS (Para armazenar) com a tabela TBL_USUARIOS. Note que o campo TIPO virou chave na tabela de USUÁRIOS.


SINCRONIZANDO O MODELO DO BANCO DE DADOS

- Agora vamos ao "pulo do gato", sincronizar o modelo criado com o banco de dados. Vá em DATABASE, SYNCHRONIZE MODEL:


- Feito isso, siga as sequências de imagens abaixo.

Conectando ao servidor do MySQL


Selecionando o banco que será sincronizado.

Criando/Alterando banco de dados.
SQL gerado a partir do Modelo.
Mensagem de sucesso na sincronização.

CONFERINDO SE FUNCIONOU CORRETAMENTO A SINCRONIZAÇÃO

- Faça uma nova conexão com o banco de dados em NEW CONNECTION, ou abra a conexão existente em que foi feita sincronização do modelo:


- Confira, como na imagem abaixo, o banco criado de acordo fizemos em nosso Modelo.


Lembrando que esse procedimento pode ser feito também para alterações do modelo. Caso o banco já esteja sendo utilizado, mesmo assim você poderá fazer alguma alteração e sincronizar o modelo, sem que haja prejuízo no seu ambiente de produção. Vale lembrar ainda que as alterações devem seguir os critérios de compatibilidades do banco MySQL e de violação de chave estrangeira.

Abraços a todos!

Comentários

  1. Olá Marcelo, Me Meu Nome é Marcio, sou Acadêmico de GTI (Gestão da Tecnologia da Informação).
    Estou estudando o CMS Joomla, e estou com dificuldades em descobrir como o Joomla faz o relacionamento entre as tabelas, pois observei no banco criado pelo joomla que não há relação entre as tabelas. Você concorda com isso, ou há uma relação, um diagrama ER?

    Meu e-mail para contato é: marciop07@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio, Obrigado pela visita ao blog!

      O Joomla faz relacionamentos entre tabelas, porém uma coisa que não acontece, pelo menos em algumas versões mais antigas, é não usar chaves estrangeiras. Se comparar a outros CMS acho que isso no Joomla deixa um pouco a desejar, porém ainda acho ele um excelente Gerenciador de Conteúdos.

      Existem na internet vários posts e conteúdos em que usuários e desenvolvedores analisam o banco de dados do Joomla.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resolvendo problema na instalação do Moodle 3.1 [mysql_full_unicode_support]

Fala Galera! Recentemente fui instalar a versão do 3.1 do Moodle e me deparei com a seguinte mensagem de erro da instalação: Ou seja, a mensagem está falando que o seu banco de dados foi criado em um formato de arquivos não suportado. Na maioria das vezes a collaction criada automaticamente é LATIN1 e ele está pedindo UTF-8. Para resolver esse problema basta rodar o seguinte SQL em seu banco de dados MySQL. ALTER SCHEMA `NOME_DO_SEU_BANCO`  DEFAULT CHARACTER SET utf8  DEFAULT COLLATE utf8_general_ci; Feito isso prossiga normalmente com sua instalação do Moodle 3.1 e desfrute das novidades que essa versão traz. Espero que tenha gostado e até mais.

Tela personalizada de login do Moodle

As vezes queremos ou precisamos sair do tradicional e necessitamos fazer uma tela de login personalizada no Moodle. Em uma dessas necessidades que surgiu esse POST em que vou explicar como fiz uma tela personalidade para utilizar no Moodle. Lembrando sempre que existem inúmeras formas de se fazer a mesma coisa na programação, essa foi a forma que eu encontrei. Vamos lá: Primeiramente vamos contextualizar. Por padrão a tela de login do Moodle é como na imagem abaixo, ou ainda pode estar no index da página em um bloco de acesso.  (Clique na imagem para ampliar) 1º Criando o arquivo login.php Criei o arquivo PHP com os campos de usuário e senha e dei a ele o nome de login.php . Coloquei esse arquivo na pasta raiz do Moodle.  A grande questão desse arquivo é no parâmetro action do formulário. Ele aponta para o caminho login/index.php " que é o caminho de login tradicional do Moodle. Veja na imagem abaixo: 2º Usando o método isloggedin(); do Moodle E...

Configurar Aker Client no Windows

Hoje vou postar aqui sobre o Aker Client 1.0.10. O Aker Client é um software que faz a autenticação do cliente no Firewall da Aker. Muitas vezes se torna muito chato fazer essa autenticação de usuário e senha do domínio sempre que entramos no navegador ou qualquer programa que necessite de conexão com a internet. O Aker Client faz exatamente isso, pega seu login e senha do domínio e autentica diretamente no Aker Firewall não precisando ficar digitando sempre. Vamos lá! Primeiro faço o download e instale o Aker Client 1.0.10 Link para Download:  http://www.4shared.com/zip/lCUWcQLP/akerclient-1010-pt-win32-insta.html Depois de instalado vamos configurar o Aker Client: 1º Logado como administrador da máquina vá em Novo Servidor 2º Configuração do Novo Servidor 3º Vá em “Permissões de Acesso” 4º Servidor Configurado. Por enquanto não irá conectar já que não está logado como usuário do domínio. 5º Logar com um usuário do domínio e já estará conectado e autenti...