Pular para o conteúdo principal

Tela personalizada de login do Moodle

As vezes queremos ou precisamos sair do tradicional e necessitamos fazer uma tela de login personalizada no Moodle. Em uma dessas necessidades que surgiu esse POST em que vou explicar como fiz uma tela personalidade para utilizar no Moodle. Lembrando sempre que existem inúmeras formas de se fazer a mesma coisa na programação, essa foi a forma que eu encontrei. Vamos lá:

Primeiramente vamos contextualizar. Por padrão a tela de login do Moodle é como na imagem abaixo, ou ainda pode estar no index da página em um bloco de acesso. (Clique na imagem para ampliar)

1º Criando o arquivo login.php
Criei o arquivo PHP com os campos de usuário e senha e dei a ele o nome de login.php. Coloquei esse arquivo na pasta raiz do Moodle.  A grande questão desse arquivo é no parâmetro action do formulário. Ele aponta para o caminho login/index.php" que é o caminho de login tradicional do Moodle. Veja na imagem abaixo:



2º Usando o método isloggedin(); do Moodle
Esse método faz uma verificação se existe ou não ou sessão criada para essa conexão, ou seja, verifica se você está ou não logado retornando TRUE ou FALSE. Com ele fiz uma verificação no index.php que está na raiz do Moodle. Caso o usuário estiver logado ele exibirá a página inicial como usuário autenticado, caso contrário exibirá o arquivo login.php que criamos anteriormente. Veja como ficou:

Note que na linha 266 eu faço a verificação com o método isloggedin(); e caso não esteja logado na linha 268 eu faço um require de login.php.

3º Recebendo os dados passados via POST no arquivo login/index.php
Como passei os dados via método POST para o arquivo login/index.php criei 2 variáveis ($usuario e $senha) e preenchi elas com os valores passados pelo formulário. Lembrando que como o foco da postagem não é tratar SQL INJECTION, e não fiz o tratamento, mas é altamente aconselhado tratar essa falha de segurança tanto no método POST quanto no método GET. Outro detalhe, usei o @ a frente das variáveis apenas para esconder o erro de variável não preenchida: Notice: Undefined variable ou Undefined. Erro comum para quem já programa em PHP. Esse erro, para não sabe, é corrigido com o método isset() do PHP, porém não vou entrar em detalhes.



4º O pulo do gato: Preenchendo o objeto $frm para efetuar o login
Aproximadamente na linha 111 do arquivo login/index.php acontece o envio dos dados digitados no formulário para serem autenticados. Os dados são enviados através do objetivo $frm que já está criado e com os atributos $frm->username e $frm->password. Nesse ponto fiz a verificação das variáveis que criei  ($usuario e $senha) se elas estavam ou não preenchidas. Para isso usei o método isset() do PHP. Caso elas estejam preenchidas quer dizer que os dados foram passados pelo arquivo login.php que criamos. Dessa forma preencho os atributos frm->username e $frm->password com usuario e senha respectivamente. Veja na imagem abaixo:




Dessa forma criamos um login de forma alternativa e personalizada sem deixar a estrutura do Moodle. Como disse no início da postagem existem várias formas de se fazer a mesma coisa. Essa foi a forma que eu encontrei. 

Se gostou, divulgue o POST, comente e contribua. Se não gostou, comente também e vamos juntos melhorar.

Abraço a todos!






Comentários

  1. Marcelo, qual seu contato?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo site.
    Eu já tinha conseguido fazer a tela de login personalizada, estou pesquisando como faço para o retorno de erro quando usuário digita senha ou login errados. Pois aqui ele está retornando para página de login, e não mostra a mensagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Adeilton? Obrigado sempre importante a participação!
      Conseguiu fazer a tela de retorno de usuário ou senha incorretos? Depois vou fazer um post com isso. Você pode validar as informações passadas pelo usuário diretamente no banco de dados e depois fazer a autenticação. Nesse caso será preciso criptografar a senha passada pelo usuário da mesma maneira que sua versão do Moodle. Boa Sorte! Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resolvendo problema na instalação do Moodle 3.1 [mysql_full_unicode_support]

Fala Galera! Recentemente fui instalar a versão do 3.1 do Moodle e me deparei com a seguinte mensagem de erro da instalação: Ou seja, a mensagem está falando que o seu banco de dados foi criado em um formato de arquivos não suportado. Na maioria das vezes a collaction criada automaticamente é LATIN1 e ele está pedindo UTF-8. Para resolver esse problema basta rodar o seguinte SQL em seu banco de dados MySQL. ALTER SCHEMA `NOME_DO_SEU_BANCO`  DEFAULT CHARACTER SET utf8  DEFAULT COLLATE utf8_general_ci; Feito isso prossiga normalmente com sua instalação do Moodle 3.1 e desfrute das novidades que essa versão traz. Espero que tenha gostado e até mais.

[PERGUNTAS E RESPOSTAS] Como saber o número total de alunos cadastrados no Moodle através de uma consulta SQL?

Olá Pessoal, Tudo Bom! Hoje vamos fazer um POST com uma pergunta do Rodrigo nos comentários aqui do blog, que foi a seguinte: "Como saber o numero total de alunos cadastrados no Moodle através de uma consulta no Mysql?" Vamos entender primeiramente que o Moodle define suas permissões por contexto. Existem as permissões globais de administração e existem as permissões contextuais da sala de aula. Por exemplo: Um usuário em um determinado curso pode ser aluno e em outro determinado curso pode ser professor. Ou seja, creio que o mais prudente para se saber o número de fato de alunos seja saber o número de alunos por curso. Para isso fiz um post com o tema:  Relatório de alunos matriculados por curso no Moodle em SQL Diante disso, podemos saber todos os usuários que possuem o papel de aluno, através do SQL abaixo. SELECT count(DISTINCT(mdl_user.id)) as TOTAL  FROM mdl_role_assignments  JOIN mdl_user ON mdl_user.id = mdl_role_assignments.userid  JOIN mdl_...